terça-feira, 29 de junho de 2010

REJEIÇÃO


Quais são os males do mundo? Você saberia dizer? Com certeza faria uma lista enorme, mas, cá pra nós, não precisamos ir tão longe. Tudo está bem pertinho de nós.

Eu definiria a rejeição como um dos grandes males do mundo, quem sabe o maior deles. Quem nunca foi rejeitado, seja pelo grupo de amigos, pela família, ou pela pessoa amada? Rejeição é como hepatite; se já aconteceu com você um dia, você vai lembrar sempre, hepatite é assim, vai ficar marcado no seu sangue para sempre.
A rejeição é algo que dilacera, rasga, amarga, enfim, dói, dói muito. Às vezes coisas simples como não ser lembrado para uma festa é suficiente para lhe deixar magoado.

-Todos foram chamados menos eu, porque? O que foi que eu fiz?
Não é assim que você se sente quando não é lembrado? Não há parâmetros para dizer quando e como dói mais ou menos. Esse gosto amargo fica na boca por um bom tempo. Quantas vezes nos perguntamos: "-o que é que eu estou fazendo aqui??"

Naquela hora em que o parceiro(a) vira pro lado e diz um sonorífero "boa noite" e você fica olhando pro teto tentando entender o que está se passando.
"-o que foi que eu fiz?? Disse alguma coisa errada??"
O sono não vem, a cabeça pesa uma tonelada, os olhos não se fecham. Solidão, pura solidão.

Terá sido esta a sensação que Cristo viveu quando suou gotas de sangue e disse "...afasta de mim este cálice..."? Ali sozinho, naquela noite derradeira, sabendo tudo o que iria sofrer, e sozinho. Todos dormiam.
Mais adiante ouviria o nome de Barrabás ser aclamado. Não foi o "crucifica-o" dito pela multidão que o deixou mais triste, mas ouvir o nome de outro e ver rejeitado o seu. "o que foi que eu fiz para essa gente?" deve ter pensado.

Em nossos momentos de imensa solidão, podemos reparar que vem precedido de um ato de rejeição. Como reagir quando alguém lhe nega um beijo, um abraço, um carinho.
"-tô cansado, tô afim não, amanhã a gente conversa". E por aí vai. As horas não passam, a noite é imensa.

Como dizer: "-pai, me abraça, preciso muito de você". E a falta de tempo do pai é mais forte e o leva para longe.
Como dizer: "-marido me beija, estou tão carente". E o peso da rotina e cansaço é mais forte e o leva para longe.
Como dizer: "-mulher me abraça, estou muito afim". E o peso do dia a dia com a casa e as crianças é mais forte e a leva para longe.

É um vazio que se acumula e não há como substituir, não há como dizer; "depois eu preencho esse vazio".

Sim, é impossível não imaginar o que Jesus passou pendurado na cruz, olhando a sua volta uma multidão que o rejeitava e os que o adoravam não tinham coragem de se manifestar. Mesmo na cruz ainda zombavam Dele.

Mesmo em sua casa, no seu recanto, você se sente "sozinho na multidão?" O amargo na boca continua?
Pra você que vive uma situação dessa, pense no momento em que Cristo foi rejeitado três vezes por Pedro e mesmo assim colocou a igreja em suas mãos. Seria Ele um louco?

Não, Ele apostou naquilo que acreditava, assim como você acreditou no seu parceiro ou parceira, mas o tempo te fez amolecer. Ele disse: "Tomé, coloca a mão aqui, não seja incrédulo!" Diga você também: "acorda que eu quero conversar", insista: "acorda, vira para cá, tem gente ao seu lado." Não aceite jamais as amarguras de seu coração como quem aceita passivamente a morte. Lute por você, pelos seus sonhos, pelas suas alegrias. Você merece. Você é filho do Deus Todo Poderoso, Aquele que criou a nós todos para sermos felizes.

Nada como um bom papo para colocar as coisas em ordem. Você não é um utensílio doméstico que perdeu a validade. Você é uma criatura de Deus, nasceu para ser feliz. Só depende de você. Ame-se primeiro que a todos.

É muito triste sentir falta de um afago, de um carinho. Mais triste ainda é não poder utilizar seu grande poder de acarinhar, ficar de mãos atadas sem saber por onde começar. Pura falta de prática. O amor se exercita todos os dias. Não espere que o milagre caia do céu, contribua para que ele aconteça.

P.S. Afaste-se dos que te rejeitam, fique perto dos que te amam.


Paulo Sobrinho e Solange