quarta-feira, 21 de abril de 2010

É TEMPO DE CONHECER A VERDADE ... COM ELA, A LIBERDADE.


Joaquim José da Silva Xavier ousou sonhar, e como batalhou pelos seus sonhos. Sonhou alto! Sabem com o quê? Com um Brasil soberano, independente e livre do poder dos portugueses. Estes abriram o caminho para os grandes saques e remessas de nossas riquezas para Portugal.
Muita luta, muita resistência e traição por parte de portugueses a quem devotava confiança.
Na Inconfidência Mineira, destacou-se por liderar o primeiro movimento social republicano-emancipacionista de nossa história.
Os demais envolvidos negaram participação no movimento, exceto Joaquim José da Silva Xavier, o alferes conhecido como Tiradentes, que assumiu a liderança. Após decreto de D. Maria I é revogada a pena de morte dos inconfidentes, exceto a dele.
E numa manhã de sábado, dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Largo do Lampadário, na cidade do Rio de Janeiro.
Não satisfeitos, seus algozes esquartejaram-no e espalharam pedaços de seu corpo pela estrada que vai para Vila Rica, Minas Gerais. Quanto a sua cabeça, colocaram-na numa gaiola presa a um poste fincado no centro de Vila Rica, e lá ficou por um bom tempo.

Tiradentes possui uma estátua triste com a corda no pescoço no centro da bela Ouro Preto, deu nome para uma cidade encantadora e responsável por eventos incríveis como o Festival de Cinema e o Festival de Gastronomia.

Com o exemplo desse mártir, pensemos: Somos realmente livres? Temos essa clareza? Precisamos desfraldar uma bandeira como Tiradentes? Estamos prisioneiros a que e a quem?

- “O segredo da felicidade está na liberdade; o segredo da liberdade está na coragem.”(Péricles)
- “A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.” (Mahatma Gandhi)

Num mundo desordenado pela dúvida, pela falta de perspectivas, pelo grande desnível social e pela confusão religiosa, podemos, e devemos, achar esperança nas palavras de Jesus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."(Jo 8,32)
Que no dia de hoje, 21 de Abril de 2010, possamos refletir que tão valiosa quanto a liberdade pessoal e política, também é aquela que Jesus nos fala em João 8,32 . Esta liberdade é bem mais significativa.
Não nos esqueçamos: Jesus se ofereceu para nos libertar das conseqüências da nossa própria rebelião contra Deus!

E ... “Libertas quae sera tamen” – “Liberdade ainda que tardia”.
Nair Pimenta