quinta-feira, 15 de agosto de 2013

DE VEZ EM QUANDO...



"De vez em quando o coração precisa de silêncio, calma e contemplação. De vez em quando certa melancolia nos toma de assalto, não porque a vida seja ruim, ou as coisas estejam sem graça. Nada disso. O ser humano passa o tempo todo por sensações das mais diversas e, nem todas serão necessariamente as mais efusivas e radiantes. Até porque, isso faz parte do equilíbrio. Mas, por favor, o que não é normal é o isolamento.

Cada um de nós precisa de companhia pra repartir a vida, sorrir e chorar. Sem prender o outro, sem querer para si, em relações recheadas do egocentrismo.

Cada um precisa de ao menos uma companhia de caminhada com quem dialogue, e seja inclusive confrontado às vezes, para por consequência, entender que não é dono da verdade.

Cada um de nós precisa de companhia pra não enlouquecer e afogar-se em suas fantasias de onipotência. Nenhum homem é uma ilha, e a ninguém se pode condenar pelo simples fato de dar-se a conhecer.

E, no fim das contas, cada um de nós precisa aprender a ser próximo o suficiente para que alguém nos entenda e acolha quando em nossas fragilidades pedimos ajuda, mesmo com o silêncio da voz; além de saber que quando partirmos, alguém se lembrará de nós e do tanto que pudemos caminhar juntos pelas estradas da vida.

( Pe. Ricardo Alexandre Ferreira)