quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ANO NOVO... LIVRO NOVO


A cada novo ano, como rito de passagem, temos a oportunidade de repensar e reescrever nossa vida.

Assim, quando 2012 começou, ele era todo seu - um “livro em branco”, que foi colocado em suas mãos para fazer dele o que bem quisesse: registrar um (re)encontro, uma aflição, uma alegria, uma dor, uma vitória, uma oração... Enfim, muitas coisas que viessem a lhe acontecer ao longo dos 365 dias. Um livro, de sua autoria, com 365 capítulos. Foram tantos os desafios, preocupações e ansiedades, não é mesmo?

Hoje, um livro escrito, terminado, nada mais pode ser inserido nele, nada pode ser apagado, pois está fora de seu alcance.
Assim, logo no início de 2013, folheie o 2012 com cuidado. Se possível, em todos os seus detalhes, deixando passar cada página pelas suas mãos e pela sua consciência. Será um exercício de leitura, ler você mesmo/a. Atente para aqueles capítulos em que você foi verdadeiro/a, usou seu melhor estilo. Leia tudo. Não esqueça das páginas em que praticou gestos concretos de amor, inspirou o outro, momentos agradáveis vividos intensamente e carregados de ternura. Mas, não pule as páginas das quais se arrependeu, as que não gostaria de ter escrito. Nem tente arrancá-las também, já estão escritas e seria inútil desfazer-se delas. Agora, a releitura favorecerá a prática do perdão, da humildade, da solidariedade, no próximo livro, muitas vezes negligenciados no já terminado.

Já não importa como está o livro 2012. O importante é que você reflita, pondere, coloque bons sentimentos antes de começar a escrever o novo livro: 2013. Se precisar, recorra ao 2012 quantas vezes for necessário. Dessa forma, poderá inspirar-se nas boas coisas que escreveu, e evitar as desagradáveis. Com certeza, haverá momentos em que as lágrimas brotarão, seja pelas passagens alegres seja pelas desconfortantes, tristes.

O que valerá mesmo, daqui para frente, é não incorrer nos erros, é aperfeiçoar-se nas atitudes que trouxeram satisfações ao seu coração, contribuíram para o seu crescimento e ajudaram o próximo – aquele carente de atenção e afeto, que você estendeu as mãos.

Não esqueça: o Criador estará sempre junto de você; o perdão gera amor, por conseguinte, vida nova, novas relações e paz no seu coração. Que valeu a pena cada lágrima, cada tentativa em acertar, cada “não” recebido - no fundo, com sabor de “sins”. E que 2013 vai ser melhor!

O “livro em branco - 2013” está à sua frente. Comece mais uma bela história e não se abale com os percalços, Deus está com você!

Acolha o meu abraço e estima.
Feliz Ano Novo!

Nair Pimenta
(Baseado no texto de Roberto Lopes)

“Comece hoje mesmo a escrever as páginas do seu livro,
comece hoje mesmo a ser autor da sua própria história,
seja ousado, porém tenha sempre SERENIDADE.”
(Rosicler Ceschin)