domingo, 6 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher

A mulher, na época de Jesus, era uma propriedade do seu marido. Este possuía servos, propriedades e... a mulher, considerada pecadora e mentirosa por natureza. Mas foi às mulheres que Jesus apareceu primeiro, após a Ressurreição. Elas correram, contaram aos apóstolos e estes não as levaram a sério. Os testemunhos de mulheres eram pouco confiáveis, mas Jesus confiava nelas.

Foi a uma mulher que Jesus primeiro revelou, de modo claro, que era o Messias. Ele escolheu uma mulher não judia e discriminada, para se revelar, na região da Samaria, junto a um poço d’água. Jesus pediu a ela um pouco de água. A mulher? Ficou surpresa! Neste ato Jesus lida com a samaritana sem preconceitos raciais, culturais ou sexuais. A mulher, para Ele, é um ser humano, e como tal merece conhecer e viver a Palavra de Deus. Jesus reconhece que o que nos separa é o preconceito e que a Palavra de Deus não deve ficar prisioneira dos preconceitos. Ela é para TODOS e, por conseguinte, para as MULHERES.

E o tempo passou...

Somente em 1910, na Conferência da Dinamarca, é que ficou decidido a comemoração à mulher, em conseqüência àquelas mulheres que foram trancadas dentro de uma fábrica de tecidos, em chamas, na cidade de Nova Iorque. Nessa ocasião, aproximadamente, 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Essa foi a maneira de sufocar os protestos das tecelãs. Entretanto, só em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.
No Brasil, segundo notícias, em 1971, um grupo de mulheres reuniu-se no Rio de Janeiro, para estudar uma estratégia de comemoração do Dia Internacional da Mulher. No entanto, o Governo Militar da época proibia a comemoração do 8 de Março e a data só ganhou espaço de comemoração por volta de 1980.

MULHERES, é preciso comemorar! É preciso levar em conta as conquistas adquiridas. É preciso inteirarmo-nos do crescente número de estudos sobre a condição feminina. É preciso conscientizarmo-nos de que somos portadoras de direitos e que precisam ser respeitados! E mais... Vemos muitas mulheres buscando espaço no contexto político, ocupando cargos no cenário mundial, à frente de famílias como provedoras. E há muito mais a ser desbravado.

Hoje é dia de comemorar, de relembrar que ainda temos muita luta pela frente.

Que possamos ser fortes, iluminadas e acima de tudo MULHERES, cada qual com seu jeito especial e único. Que sejamos dentre as mulheres, que discutem, sonham novas e mais saudáveis relações entre homens e mulheres e usam seus talentos, as que buscam a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e humana.
Nair Pimenta




BEM AVENTURADA A MULHER QUE...


Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.

Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.

Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande.

Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe, faz crescer e protege a vida.

Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.

Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.

Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.

Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.

(G.Quablini)